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A terapia ABA como ferramenta de auxílio no processo de inclusão escolar: Parte II

Mary • 15 de abril de 2016

Em post anterior dessa série do mês de abril, compartilhei com vocês os resultados de um processo longo e já amadurecido de parceria entre escola e família… de uma das famílias que atendo com muito carinho! Na continuidade disso, falarei nesta publicação sobre a importância da participação de todos da equipe da escola nesse processo.


Atendo essa família desde 2013 (quando digo essa família, não é em um sentido geral, mas literal, pois a terapia ABA transforma não somente a vida do indivíduo com TEA, mas a vida de toda a sua família também. Eu costumo dizer às famílias que atendo que acabo por “invadir” a vida e a rotina delas, como um todo, já que todos precisam ser incluídos nesse tipo de intervenção). Daquele ano até agora, vejo claramente um caminho de muito crescimento da parceria com a escola que acolheu o nosso pequeno. Desde o início a escola disponibilizou uma monitora para acompanhamento individualizado e já nas primeiras consultorias de supervisão, todas elas (se não me engano, já foram três profissionais, contando com a monitora atual) sempre participaram de todas as reuniões, representando e levando informações importantes do ambiente escolar. Além disso, as professoras dos primeiros anos e, atualmente, o grupo de professores do nosso lindão, acompanham muito de perto todas as orientações passadas e aplicam tudo que é combinado para benefício dele.


Um dos aspectos fundamentais que o analista do comportamento precisa cuidar é do primeiro contato com a equipe escolar. A postura profissional e de clara parceria (e não de imposição de novos processos, ainda desconhecidos para a escola) é fundamental para o sucesso nesse momento. Ainda assim, claro, podem acontecer situações mais difíceis, mas elas tendem a se resolver com o passar do tempo, mas principalmente como utilizamos esse tempo para ajudar a escola na compreensão da importância do trabalho em equipe.


O analista do comportamento precisa avaliar funcionalmente o ambiente escolar e, a partir dessa avaliação, delimitar quais dos procedimentos necessários para o melhor desenvolvimento da criança podem ser implementados mais imediatamente na escola. A escola é um dos principais ambientes de generalização dos comportamentos que são aprendidos no contexto da terapia ABA individualizada.


A implementação dos procedimentos da ABA na escola depende dessa avaliação e também depende de uma habilidade de escuta do analista do comportamento às demandas, necessidades e expectativas da escola. No caso do exemplo que estou citando, os procedimentos da ABA foram implementados gradativamente, a partir da avaliação da equipe da escola sobre a necessidade de cada um deles.


Claro que nem todas as parcerias são tão tranquilas logo de início como essa. E o que os pais das crianças com TEA precisam ter forças para entender é que esse vínculo é construído gradativamente, principalmente a partir de muita confiança já nas pequenas situações e coisas. Precisamos muito respeitar o ritmo da escola e caminhar junto com a equipe para promover as mudanças necessárias. E, em raras vezes, buscar outras alternativas, de repente até outra escola. O importante é a criança estar feliz e bem amparada profissionalmente falando no ambiente escolar.


Sei que ainda não entrei nos detalhes dos procedimentos que foram aplicados na escola dessa família querida que me autorizou falar do seu processo como exemplo destes posts tão especiais. Mas não poderia começar a descrever os procedimentos, sem antes destacar que quando a parceria é real, o desenvolvimento da criança com TEA é claro também para a escola.



O resultado: dentre tantos, somos capazes hoje de nos disponibilizar inclusive em um sábado de manhã a participar de uma reunião com a equipe completa que atende o nosso pequeno de Itajubá. Completa mesmo, com todos os professores da turma da escola, profissionais que o atendem e família. Se isso não é processo de inclusão escolar, eu não sei dizer o que é.

Um grupo de pessoas está sentado em carteiras em uma sala de aula.
Um grupo de pessoas está posando para uma foto em uma sala de aula.
Um grupo de pessoas está sentado em carteiras em uma sala de aula


Prometo que os próximos posts serão de procedimentos implementados. Ate lá!

28 de fevereiro de 2025
O Movimenta+ não é apenas um programa de atividades; é uma iniciativa transformadora que promove o desenvolvimento integral de pessoas neurodivergentes. Com aulas personalizadas em ambientes cuidadosamente planejados, buscamos atender às necessidades únicas de cada participante. Seja no conforto do lar ou em um de nossos centros parceiros – como UDO Tênis, Raia Azul, e Mindu – o Movimenta+ está aqui para impactar positivamente vidas e construir um futuro inclusivo. Por que o Movimenta+ é perfeito para pessoas neurodivergentes? Cada pessoa possui suas particularidades, e no Movimenta+ respeitamos essa dividualidade. Nosso programa oferece atendimento personalizado que permite a exploração e o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. Com a orientação de profissionais especializados, cada aula é uma oportunidade de aprendizado, diversão e evolução, promovendo o bem-estar integral dos participantes. Onde acontecem as aulas? Para garantir acessibilidade e conforto, oferecemos flexibilidade no formato das aulas: Aulas em casa: para quem prefere a conveniência e segurança do lar. Centros esportivos parceiros: estruturas completas e preparadas para potencializar o aprendizado: Udo Tênis: foco na coordenação motora e no desenvolvimento de habilidades específicas por meio do tênis. Raia Azul: aulas de natação que promovem o desenvolvimento em um ambiente tranquilo e motivador. Mindu: atividades diversificadas que estimulam o engajamento e a socialização. Benefícios do Movimenta+ ✔️ Atendimento individualizado: metodologias adaptadas às necessidades de cada participante. ✔️ Desenvolvimento integral: estímulos que abrangem as áreas motoras, sociais e cognitivas. ✔️ Ambiente seguro e inclusivo: atividades projetadas para oferecer conforto e acolhimento. ✔️ Equipe especializada: profissionais capacitados no atendimento a pessoas neurodivergentes. Nosso compromisso é proporcionar experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos participantes. Faça parte do Movimenta+! Indique o Movimenta+ para amigos, familiares e conhecidos que também possam se beneficiar desse programa inclusivo e transformador. O Movimenta+ está pronto para apoiar pessoas neurodivergentes em sua jornada de crescimento e aprendizado. Junte-se a nós e descubra o impacto que atividades personalizadas podem trazer! Inscreva-se agora mesmo clicando no link abaixo! https://bit.ly/CentroABAForadaMesinha
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Temos presenciado uma situação muito delicada desde o início do ano pela qual algumas famílias que nos procuram para atendimento têm passado: a impossibilidade de acessar os nossos atendimentos, em função de parcerias feitas entre alguns profissionais/equipes com planos e convênios de saúde. Essas parcerias são resultados do aumento significativo de processos judiciais (liminares) ganhos pelas famílias e para os quais os planos/convênios precisam responder e cumprir. Entendo que, possivelmente, a intenção dessas parcerias (ao menos por parte dos profissionais – mas, intencionar também é comportamento e está sob controle de contingências específicas) é a mais nobre. Entretanto, uma análise mais detalhada e sob controle de efeitos em médio e longo prazo pode revelar resultados deletérios para as famílias e, inclusive, para os próprios profissionais/ categoria dos analistas do comportamento que trabalham no contexto de atendimento a transtornos do desenvolvimento: Leia mais O post Terapia ABA e planos de saúde: parcerias que enfraquecem a autonomia da intervenção apareceu primeiro em Blog.
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