Layout do blog

Programa de Acolhimento aos pais e responsáveis | Nosso compromisso na educação da criança

Mary • 28 de outubro de 2020


Neste mês em que celebramos o Dia das Crianças, queremos conversar sobre a importância da sua educação que vai além da escola e do ensino formal.


Queremos falar da educação como parte do projeto de vida que refletirá no desenvolvimento global, incluindo aspectos motores, sensoriais, perceptivos, sociais e emocionais. E, para isso, a parceria com a família é fundamental!


Em tempos tão atípicos como esse que estamos vivendo em 2020, as famílias se depararam com uma rotina para a qual não puderam se preparar e o impacto da sobrecarga de conciliar cuidados com a casa, com o trabalho, com as tarefas escolares, com as terapias veio como uma avalanche. Aos poucos, cada núcleo familiar foi se reorganizando, com a necessidade de rever prioridades e formas de lidar com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus.


Passamos a repensar a qualidade das nossas relações familiares, o tempo dedicado para atividades com os filhos e demais pessoas que moram conosco, a forma como nos alimentamos, dormimos e descansamos, como investimos (ou não) em nosso tempo de lazer, como está nossa vida no trabalho e tantas outras questões.


No caso das crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento especializado, seja escolar ou terapêutico, os pais e cuidadores têm também essa condição em suas rotinas.


Sabemos o quanto essas demandas se sobrepõem e são necessárias, cada uma com sua importância e com responsabilidades compartilhadas entre família e escola/terapeutas/trabalho, entre outras redes de apoio que compõem nosso cotidiano.


Voltando ao começo dessa conversa, devemos sempre lembrar do provérbio Africano que “para Educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”.


Pensando nisso, surgiu a necessidade em nossa equipe de criarmos o “Grupo de Pais e Cuidadores” com o objetivo de estarmos juntos para trocar nossas experiências, acolher nossas demandas e caminhar nessa missão tão especial que é criar nossos filhos, sempre dando nosso melhor. Nosso objetivo com o grupo é cuidar de quem cuida.


O “Grupo de Pais e cuidadores” foi dividido em três encontros para abordar temas fundamentais para este acolhimento: “Rotina em tempos de pandemia”, “Como estimular a motricidade fina em casa” e “Integração Sensorial no desenvolvimento infantil”.


Com a participação e mentoria de Jamile e Vivian, o primeiro encontro, realizado no dia 24 de outubro já trouxe bons resultados e muita troca de experiências. “Percebemos que a nossa caminhada é muito parecida, queremos o melhor para nossos pequenos, muitas vezes nos sentimos sobrecarregadas e sempre nos culpamos por não ter feito algo mais. Mas o mais importante, estamos aqui por eles”, afirma Vivian.


Os encontros são exclusivos aos pais de nossas crianças e adolescentes atendidos pela clínica e estão sob a coordenação de Jamile Cristina Albiero Silva CREFITO 3/5587-TO e Vivian Braga Nascimento CRP 06/111380. Contem conosco para atravessar este momento tão desafiador!


28 de fevereiro de 2025
O Movimenta+ não é apenas um programa de atividades; é uma iniciativa transformadora que promove o desenvolvimento integral de pessoas neurodivergentes. Com aulas personalizadas em ambientes cuidadosamente planejados, buscamos atender às necessidades únicas de cada participante. Seja no conforto do lar ou em um de nossos centros parceiros – como UDO Tênis, Raia Azul, e Mindu – o Movimenta+ está aqui para impactar positivamente vidas e construir um futuro inclusivo. Por que o Movimenta+ é perfeito para pessoas neurodivergentes? Cada pessoa possui suas particularidades, e no Movimenta+ respeitamos essa dividualidade. Nosso programa oferece atendimento personalizado que permite a exploração e o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. Com a orientação de profissionais especializados, cada aula é uma oportunidade de aprendizado, diversão e evolução, promovendo o bem-estar integral dos participantes. Onde acontecem as aulas? Para garantir acessibilidade e conforto, oferecemos flexibilidade no formato das aulas: Aulas em casa: para quem prefere a conveniência e segurança do lar. Centros esportivos parceiros: estruturas completas e preparadas para potencializar o aprendizado: Udo Tênis: foco na coordenação motora e no desenvolvimento de habilidades específicas por meio do tênis. Raia Azul: aulas de natação que promovem o desenvolvimento em um ambiente tranquilo e motivador. Mindu: atividades diversificadas que estimulam o engajamento e a socialização. Benefícios do Movimenta+ ✔️ Atendimento individualizado: metodologias adaptadas às necessidades de cada participante. ✔️ Desenvolvimento integral: estímulos que abrangem as áreas motoras, sociais e cognitivas. ✔️ Ambiente seguro e inclusivo: atividades projetadas para oferecer conforto e acolhimento. ✔️ Equipe especializada: profissionais capacitados no atendimento a pessoas neurodivergentes. Nosso compromisso é proporcionar experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos participantes. Faça parte do Movimenta+! Indique o Movimenta+ para amigos, familiares e conhecidos que também possam se beneficiar desse programa inclusivo e transformador. O Movimenta+ está pronto para apoiar pessoas neurodivergentes em sua jornada de crescimento e aprendizado. Junte-se a nós e descubra o impacto que atividades personalizadas podem trazer! Inscreva-se agora mesmo clicando no link abaixo! https://bit.ly/CentroABAForadaMesinha
Duas mãos de crianças pintadas em cores diferentes com rostos sorridentes nelas
Por Mary 12 de novembro de 2020
Provavelmente, se você chegou até aqui, já deve ter visto todo o delineamento, feito por nós sobre alguns pontos importantes do desenvolvimento da criança. Do olhar atento ao crescimento dos pequenos, com auxílio dos Marcos do Desenvolvimento, até as atitudes cruciais pós observação de alguns sinais de atraso, como a necessidade de acompanhamento médico, bem como um diagnóstico e intervenção precoce. Em muitos dos nossos posts, falamos sobre o Transtorno do Espectro Autista, que hoje é o nosso tema.  Leia mais O post O que é TEA? E quais são suas principais características? apareceu primeiro em Blog.
Uma pessoa está escrevendo em uma prancheta ao lado de uma criança
Por Mary 30 de setembro de 2020
Você provavelmente já deve ter lido, principalmente sobre algumas condições, que o diagnóstico precoce é muito importante para que o delineamento e início do tratamento seja feito o mais breve possível. Desta forma, isso também acontece com outras condições, como é o caso dos Transtornos do Desenvolvimento.  Leia mais O post Importância do Diagnóstico Precoce em casos de Transtorno do Desenvolvimento apareceu primeiro em Blog.
Um homem e uma criança estão brincando com blocos de madeira no chão.
Por Mary 16 de setembro de 2020
O nascimento do bebê pode representar uma nova fase na vida das mães e dos pais. Como já falamos aqui, a espera pela “criança ideal” pode se tornar um momento de muitas expectativas, principalmente sobre as características dessa criança, seus interesses, preferências, desenvolvimento, entre outros.  Leia mais O post Como observar e o que fazer ao identificar Atrasos no Desenvolvimento da Criança apareceu primeiro em Blog.
Um menino está sentado ao lado de um ursinho de pelúcia no chão.
Por Mary 2 de setembro de 2020
Como já citamos aqui em nosso blog, acompanhar os Marcos do Desenvolvimento, bem como o acompanhamento médico durante a primeira infância, nos permite monitorar o crescimento de nossos pequenos. Assim, quando alguma área específica apresenta algum déficit ou certo tipo de atraso, um sinal de alerta se acende.  Leia mais O post Meu filho tem autismo, e agora? Qual a melhor intervenção? apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um ursinho de pelúcia e conversando com uma criança.
Por Mary 26 de agosto de 2020
Ter um filho ou uma filha pode fazer parte da lista de desejos de muitos casais, e quando confirmado, sua espera vira um momento de muitas expectativas. Quando falamos em expectativas, falamos de ansiedade, da espera por algo que não se sabe como será, e essas vêm junto de diversas idealizações. Leia mais O post O Impacto de um Diagnóstico de transtornos de desenvolvimento infantil na família apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um bebê nos braços enquanto está sentada à mesa.
Por Mary 4 de agosto de 2020
Os médicos fazem parte da nossa história desde que estamos na barriga da nossa mãe, e a partir de então o acompanhamento periódico se faz necessário em diversos momentos de nossa vida.  Leia mais O post A importância dos médicos e a hora de procurá-los apareceu primeiro em Blog.
O logotipo da aba está em um fundo azul.
Por admin 27 de julho de 2020
Entenda quais os marcos do desenvolvimento infantil na primeira infância, de 2 meses a 3 anos de idade da criança.   Leia mais O post O que são Marcos do Desenvolvimento Infantil e quais são eles? apareceu primeiro em Blog.
Uma parede de tijolos com a palavra pare pintada nela
Por Mary 28 de fevereiro de 2018
Temos presenciado uma situação muito delicada desde o início do ano pela qual algumas famílias que nos procuram para atendimento têm passado: a impossibilidade de acessar os nossos atendimentos, em função de parcerias feitas entre alguns profissionais/equipes com planos e convênios de saúde. Essas parcerias são resultados do aumento significativo de processos judiciais (liminares) ganhos pelas famílias e para os quais os planos/convênios precisam responder e cumprir. Entendo que, possivelmente, a intenção dessas parcerias (ao menos por parte dos profissionais – mas, intencionar também é comportamento e está sob controle de contingências específicas) é a mais nobre. Entretanto, uma análise mais detalhada e sob controle de efeitos em médio e longo prazo pode revelar resultados deletérios para as famílias e, inclusive, para os próprios profissionais/ categoria dos analistas do comportamento que trabalham no contexto de atendimento a transtornos do desenvolvimento: Leia mais O post Terapia ABA e planos de saúde: parcerias que enfraquecem a autonomia da intervenção apareceu primeiro em Blog.
Uma parede de tijolos com a palavra pare pintada nela
Por Mary 26 de outubro de 2017
No contexto do trabalho da nossa equipe, temos nos deparado, recorrentemente, com dúvidas, questionamentos e descrições, tanto de pais quanto de profissionais de outros campos (especialmente, Medicina), que despertaram a necessidade desta publicação. Frases como “ah, mas a terapia para o meu filho não será aquela de mesinha, robotizadora, que eu vi no Youtube, não é?”, “vocês fazem uma terapia fora da mesinha, mais lúdica e mais solta?”, “eu ouvi dizer que vocês não fazem uma terapia tão rígida” são somente alguns exemplos. Por isso, talvez seja importante esclarecer alguns pontos fundamentais do tipo de trabalho realizado na perspectiva da Análise Aplicada do Comportamento (e no contexto específico do trabalho com TEA): Leia mais O post Quem tem medo da mesinha: “mitos” em torno da estrutura da terapia fundamentada na ABA apareceu primeiro em Blog.
Mais Posts
Share by: