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Pistas visuais: a importância do quadro de rotina visual

Mary • 22 de fevereiro de 2016

Em um capítulo do mais recente livro lançado por Temple Grandin, O cérebro autista – pensando através do espectro, Temple examina com detalhes três tipos de pensar: verbal, visual e por padrões. Embora a discussão do capítulo mereça, por si só, outros posts, me deterei em um tipo de pensar descrito por ela: por imagens (visual). A literatura científica e, especificamente, diferentes pesquisas em Análise do Comportamento destacam a importância de estratégias e procedimentos visuais para o ensino e desenvolvimento de diferentes habilidades para os indivíduos com TEA.


Uma de extrema importância é o Quadro de Rotina Visual. Algumas famílias e equipes me questionam, inicialmente, sobre a relevância desse procedimento. Relatos como “ele já sabe o que faz durante o dia”, “ele já conhece a rotina dele”, “ela não se importa muito com a mudança de rotina, lida bem”, “ela já sabe da rotina dela só de falarmos o que ela fará”, etc., são comuns. Entretanto, parte significativa das crianças com TEA demonstra dificuldade com cancelamento ou inclusão de novos compromissos e/ou atividades no seu dia a dia. Além disso, também podem, eventualmente, apresentar comportamentos disruptivos ao pedirem por certa atividade de interesse (por exemplo, parque, piscina) e não terem acesso a ela por conta de outros compromissos naquele momento.


Oriento a aplicação do procedimento de quadro de rotina para toda criança que atendo, desde o início da Terapia ABA. Mesmo para aquelas que já conhecem e se adaptam relativamente bem às mudanças de rotina. Isso porque o quadro visual tem muitas funções e pode ser utilizado para desenvolver diversas habilidades. A criança pode aprender a partir do Quadro de Rotina Visual:


  1. Compreender noção de passagem do tempo: pode começar com término de uma atividade e início da seguinte. Com o desenvolvimento do procedimento, a criança aprende noções: manhã/tarde/noite; dias da semana (segunda, terça…); dias do mês (01, 02, 10…); horas.
  2. Compreender noção de sequenciamento: a criança aprende que seu dia a dia é organizado, que existe uma lógica, um padrão (aproveitando o ensejo para destacar o pensamento por padrões descrito por Grandin, em um nível específico, claro. A descrição da autora é mais ampla) inerente às atividades realizadas por ela.
  3. Compreender e aceitar melhor eventuais mudanças de rotina: a criança percebe visualmente que mesmo havendo mudança momentaneamente, a lógica/padrão principal da rotina não foi alterada.
  4. Aceitar melhor combinados ou que não é momento de alguma atividade de interesse: a criança pode aceitar melhor quando a mãe diz e mostra que naquele momento não é hora da natação e sim de outra atividade. Também é possível, diante da impossibilidade de fazer o que a criança quer imediatamente, propor outra atividade de interesse que possa substituir aquela desejada.
  5. Comunicar o desejo de realizar alguma atividade de interesse ou de não realizar alguma atividade programada: a criança tem direito de pedir ou de recusar alguma atividade. E mais, ela tem o direito de comunicar isso da forma mais clara, direta, compreensível e com menos frustração possível. O quadro pode facilitar isso. Já acompanhei crianças que chegaram a pegar a foto da atividade de interesse e elas mesmas colocaram no quadro, num claro pedido por aquela atividade. Fazer isso em vez de chorar, gritar, se bater ou emitir qualquer outro comportamento disruptivo já é uma grande vitória para ela e para a família.
  6. Prever eventos e situações vivenciadas no dia a dia: a criança consegue, literalmente (pelas imagens organizadas em sequência), enxergar essa previsibilidade e, com isso, se sentir mais segura.


Esses são alguns dos comportamentos-alvos trabalhados por meio do Quadro de Rotina Visual. Como todo programa de aprendizagem desenvolvido sob o método fundamentado na ABA, ele precisa ser claramente descrito (objetivos, comportamentos-alvos a serem desenvolvidos) e monitorado via registros adequados.

Veja alguns exemplos confeccionados por famílias que atendo:

Um calendário com personagens de desenhos animados mostra os dias da semana


O layout do quadro pode variar, mas precisa ser coerente com os objetivos do programa, ou seja, com os comportamentos-alvos a serem desenvolvidos a partir dele. Se você fizer uma busca no Google encontrará outras possibilidades, bem interessantes e criativas. Desde que atendam aos objetivos do procedimento, são sempre bem vindas!


É importante também garantir o Quadro de Rotina Visual na escola sempre que houver necessidade e abertura da equipe. Volto a ressaltar: a escola é um espaço importante de generalização dos comportamentos aprendidos no ambiente de terapia ABA. Por isso, a participação da equipe escolar é fundamental e todo procedimento a ser implementado nesse ambiente precisa ser bem conversado e combinado para que o processo de generalização ocorra efetivamente. Falaremos mais sobre isso em publicações específicas.


Mais do que sair aplicando essa ou aquela estratégia, busque informação, converse com o profissional que atende seu filho. Veja com ele se cabe a introdução desse procedimento na intervenção proposta e acompanhe o desenvolvimento dos comportamentos-alvos. Todo pai e mãe tem direito e a responsabilidade de garantir a terapia ABA de melhor qualidade para seu filho.

28 de fevereiro de 2025
O Movimenta+ não é apenas um programa de atividades; é uma iniciativa transformadora que promove o desenvolvimento integral de pessoas neurodivergentes. Com aulas personalizadas em ambientes cuidadosamente planejados, buscamos atender às necessidades únicas de cada participante. Seja no conforto do lar ou em um de nossos centros parceiros – como UDO Tênis, Raia Azul, e Mindu – o Movimenta+ está aqui para impactar positivamente vidas e construir um futuro inclusivo. Por que o Movimenta+ é perfeito para pessoas neurodivergentes? Cada pessoa possui suas particularidades, e no Movimenta+ respeitamos essa dividualidade. Nosso programa oferece atendimento personalizado que permite a exploração e o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. Com a orientação de profissionais especializados, cada aula é uma oportunidade de aprendizado, diversão e evolução, promovendo o bem-estar integral dos participantes. Onde acontecem as aulas? Para garantir acessibilidade e conforto, oferecemos flexibilidade no formato das aulas: Aulas em casa: para quem prefere a conveniência e segurança do lar. Centros esportivos parceiros: estruturas completas e preparadas para potencializar o aprendizado: Udo Tênis: foco na coordenação motora e no desenvolvimento de habilidades específicas por meio do tênis. Raia Azul: aulas de natação que promovem o desenvolvimento em um ambiente tranquilo e motivador. Mindu: atividades diversificadas que estimulam o engajamento e a socialização. Benefícios do Movimenta+ ✔️ Atendimento individualizado: metodologias adaptadas às necessidades de cada participante. ✔️ Desenvolvimento integral: estímulos que abrangem as áreas motoras, sociais e cognitivas. ✔️ Ambiente seguro e inclusivo: atividades projetadas para oferecer conforto e acolhimento. ✔️ Equipe especializada: profissionais capacitados no atendimento a pessoas neurodivergentes. Nosso compromisso é proporcionar experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos participantes. Faça parte do Movimenta+! Indique o Movimenta+ para amigos, familiares e conhecidos que também possam se beneficiar desse programa inclusivo e transformador. O Movimenta+ está pronto para apoiar pessoas neurodivergentes em sua jornada de crescimento e aprendizado. Junte-se a nós e descubra o impacto que atividades personalizadas podem trazer! Inscreva-se agora mesmo clicando no link abaixo! https://bit.ly/CentroABAForadaMesinha
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