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Fora da Mesinha no Carnaval

Mary • 1 de fevereiro de 2016

Um feriado tão longo como o Carnaval sempre preocupa pais de crianças com TEA. Quebra de rotina, lugares novos e desconhecidos, interação com pessoas estranhas e barulho excessivo são somente algumas das dificuldades enfrentadas por eles. Dá para garantir estratégias ABA em meio a esse aparente caos? Dá sim! Vou falar dessas estratégias de forma mais detalhada em posts futuros. Por enquanto, deixo algumas delas aqui como dicas e sugestões:


  • Monte junto com a criança um álbum com as principais fotos dos lugares que ela frequentará durante o feriado e das pessoas que ela encontrará nesse período. Vale colocar imagens retiradas da Internet ou fotos que você eventualmente já tenha. O importante é tornar esse material atrativo e informativo/antecipatório para a criança. Nos dias do feriado, retome com ela o álbum sempre que necessário. Por exemplo, visita à casa da vovó – mostre novamente a foto da vovó e converse com ela sobre isso (pergunte quem ela visitará, apontando a foto; pergunte quem está na foto; diga de forma clara e simples que vocês visitarão a vovó naquele momento, etc.).
  • Inclua as atividades do feriado no quadro de rotina visual da criança. Seu filho não tem quadro de rotina ou você não sabe ainda o que é isso? Não se preocupe, garanta a confecção do álbum de fotos para esses dias. Em posts futuros explicarei o que é esse procedimento.
  • Tente manter atividades principais da rotina da criança nos horários habituais (ou pelo menos próximos deles). Sim, essa também é uma dica importante e faz parte de planejar um ambiente mais seguro para seu filho nesses dias.
  • Avalie a necessidade de incluir algum equipamento de proteção para eventuais contextos com muitas variações de estimulação sensorial: um profissional da Terapia Ocupacional é fundamental para orientações mais precisas quanto a isso, mas citando um exemplo: uma criança pode precisar de fones de ouvido para abafar o barulho produzido numa festa.
  • Respeite o período de permanência da criança no local ou evento: qualquer criança dá sinais de desconforto após um período em uma festa, evento ou local. Fique atento aos sinais do seu filho e em qualquer um deles, ajude-o a dizer (falando, mostrando uma foto, apontando para o carro, etc.) que quer ir embora. Evite situações potencialmente aversivas que possam aumentar as chances da criança apresentar algum comportamento disruptivo.
  • Aproveite uma ou outra situação para estimular habilidades em desenvolvimento: você pode, por exemplo, estimular que a criança peça uma garrafa de água para o vendedor. Ela pode pedir falando, mostrando uma foto, apontando diretamente para a garrafa d’água. Cuidado: estimule sem tornar isso uma obrigação, afinal de contas, ela não está no momento de ‘terapia’.
  • Tire fotos dos momentos mais especiais vividos pela criança e aproveite para estimular conversação: você pode selecionar algumas fotos ao final do dia e fazer perguntas simples para a criança como: ‘onde você estava?’, ‘o que você fez?’, ‘com quem você estava?’, ‘o que mais gostou?’, etc. Ela pode falar diretamente, respondendo as perguntas ou mostrar/apontar fotos de um livro de pistas visuais (falaremos mais sobre esse procedimento em outras publicações). Também tome cuidado em selecionar uma ou duas fotos e fazer somente uma ou duas perguntas sobre cada uma delas para não exigir demais da criança nesse momento.


Essas são algumas dicas para o Carnaval. Todas elas estão fundamentadas nos pressupostos da ABA. Falaremos mais especificamente sobre elas, características, alguns termos técnicos, etc., mais para frente. Lembrando: ABA não é método no sentido estrito regras de conduta ou passos de uma receita. Um profissional especializado na área deve ser sempre consultado para melhor individualização das orientações.

Bom Carnaval a todos!


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28 de fevereiro de 2025
O Movimenta+ não é apenas um programa de atividades; é uma iniciativa transformadora que promove o desenvolvimento integral de pessoas neurodivergentes. Com aulas personalizadas em ambientes cuidadosamente planejados, buscamos atender às necessidades únicas de cada participante. Seja no conforto do lar ou em um de nossos centros parceiros – como UDO Tênis, Raia Azul, e Mindu – o Movimenta+ está aqui para impactar positivamente vidas e construir um futuro inclusivo. Por que o Movimenta+ é perfeito para pessoas neurodivergentes? Cada pessoa possui suas particularidades, e no Movimenta+ respeitamos essa dividualidade. Nosso programa oferece atendimento personalizado que permite a exploração e o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. Com a orientação de profissionais especializados, cada aula é uma oportunidade de aprendizado, diversão e evolução, promovendo o bem-estar integral dos participantes. Onde acontecem as aulas? Para garantir acessibilidade e conforto, oferecemos flexibilidade no formato das aulas: Aulas em casa: para quem prefere a conveniência e segurança do lar. Centros esportivos parceiros: estruturas completas e preparadas para potencializar o aprendizado: Udo Tênis: foco na coordenação motora e no desenvolvimento de habilidades específicas por meio do tênis. Raia Azul: aulas de natação que promovem o desenvolvimento em um ambiente tranquilo e motivador. Mindu: atividades diversificadas que estimulam o engajamento e a socialização. Benefícios do Movimenta+ ✔️ Atendimento individualizado: metodologias adaptadas às necessidades de cada participante. ✔️ Desenvolvimento integral: estímulos que abrangem as áreas motoras, sociais e cognitivas. ✔️ Ambiente seguro e inclusivo: atividades projetadas para oferecer conforto e acolhimento. ✔️ Equipe especializada: profissionais capacitados no atendimento a pessoas neurodivergentes. Nosso compromisso é proporcionar experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos participantes. Faça parte do Movimenta+! Indique o Movimenta+ para amigos, familiares e conhecidos que também possam se beneficiar desse programa inclusivo e transformador. O Movimenta+ está pronto para apoiar pessoas neurodivergentes em sua jornada de crescimento e aprendizado. Junte-se a nós e descubra o impacto que atividades personalizadas podem trazer! Inscreva-se agora mesmo clicando no link abaixo! https://bit.ly/CentroABAForadaMesinha
Duas mãos de crianças pintadas em cores diferentes com rostos sorridentes nelas
Por Mary 12 de novembro de 2020
Provavelmente, se você chegou até aqui, já deve ter visto todo o delineamento, feito por nós sobre alguns pontos importantes do desenvolvimento da criança. Do olhar atento ao crescimento dos pequenos, com auxílio dos Marcos do Desenvolvimento, até as atitudes cruciais pós observação de alguns sinais de atraso, como a necessidade de acompanhamento médico, bem como um diagnóstico e intervenção precoce. Em muitos dos nossos posts, falamos sobre o Transtorno do Espectro Autista, que hoje é o nosso tema.  Leia mais O post O que é TEA? E quais são suas principais características? apareceu primeiro em Blog.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando um com o outro.
Por Mary 28 de outubro de 2020
Neste mês em que celebramos o Dia das Crianças, queremos conversar sobre a importância da sua educação que vai além da escola e do ensino formal. Leia mais O post Programa de Acolhimento aos pais e responsáveis | Nosso compromisso na educação da criança apareceu primeiro em Blog.
Uma pessoa está escrevendo em uma prancheta ao lado de uma criança
Por Mary 30 de setembro de 2020
Você provavelmente já deve ter lido, principalmente sobre algumas condições, que o diagnóstico precoce é muito importante para que o delineamento e início do tratamento seja feito o mais breve possível. Desta forma, isso também acontece com outras condições, como é o caso dos Transtornos do Desenvolvimento.  Leia mais O post Importância do Diagnóstico Precoce em casos de Transtorno do Desenvolvimento apareceu primeiro em Blog.
Um homem e uma criança estão brincando com blocos de madeira no chão.
Por Mary 16 de setembro de 2020
O nascimento do bebê pode representar uma nova fase na vida das mães e dos pais. Como já falamos aqui, a espera pela “criança ideal” pode se tornar um momento de muitas expectativas, principalmente sobre as características dessa criança, seus interesses, preferências, desenvolvimento, entre outros.  Leia mais O post Como observar e o que fazer ao identificar Atrasos no Desenvolvimento da Criança apareceu primeiro em Blog.
Um menino está sentado ao lado de um ursinho de pelúcia no chão.
Por Mary 2 de setembro de 2020
Como já citamos aqui em nosso blog, acompanhar os Marcos do Desenvolvimento, bem como o acompanhamento médico durante a primeira infância, nos permite monitorar o crescimento de nossos pequenos. Assim, quando alguma área específica apresenta algum déficit ou certo tipo de atraso, um sinal de alerta se acende.  Leia mais O post Meu filho tem autismo, e agora? Qual a melhor intervenção? apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um ursinho de pelúcia e conversando com uma criança.
Por Mary 26 de agosto de 2020
Ter um filho ou uma filha pode fazer parte da lista de desejos de muitos casais, e quando confirmado, sua espera vira um momento de muitas expectativas. Quando falamos em expectativas, falamos de ansiedade, da espera por algo que não se sabe como será, e essas vêm junto de diversas idealizações. Leia mais O post O Impacto de um Diagnóstico de transtornos de desenvolvimento infantil na família apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um bebê nos braços enquanto está sentada à mesa.
Por Mary 4 de agosto de 2020
Os médicos fazem parte da nossa história desde que estamos na barriga da nossa mãe, e a partir de então o acompanhamento periódico se faz necessário em diversos momentos de nossa vida.  Leia mais O post A importância dos médicos e a hora de procurá-los apareceu primeiro em Blog.
O logotipo da aba está em um fundo azul.
Por admin 27 de julho de 2020
Entenda quais os marcos do desenvolvimento infantil na primeira infância, de 2 meses a 3 anos de idade da criança.   Leia mais O post O que são Marcos do Desenvolvimento Infantil e quais são eles? apareceu primeiro em Blog.
Uma parede de tijolos com a palavra pare pintada nela
Por Mary 28 de fevereiro de 2018
Temos presenciado uma situação muito delicada desde o início do ano pela qual algumas famílias que nos procuram para atendimento têm passado: a impossibilidade de acessar os nossos atendimentos, em função de parcerias feitas entre alguns profissionais/equipes com planos e convênios de saúde. Essas parcerias são resultados do aumento significativo de processos judiciais (liminares) ganhos pelas famílias e para os quais os planos/convênios precisam responder e cumprir. Entendo que, possivelmente, a intenção dessas parcerias (ao menos por parte dos profissionais – mas, intencionar também é comportamento e está sob controle de contingências específicas) é a mais nobre. Entretanto, uma análise mais detalhada e sob controle de efeitos em médio e longo prazo pode revelar resultados deletérios para as famílias e, inclusive, para os próprios profissionais/ categoria dos analistas do comportamento que trabalham no contexto de atendimento a transtornos do desenvolvimento: Leia mais O post Terapia ABA e planos de saúde: parcerias que enfraquecem a autonomia da intervenção apareceu primeiro em Blog.
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