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A terapia ABA como ferramenta de auxílio no processo de inclusão escolar: Parte IV

Mary • 8 de junho de 2016

Na continuação dessa série tão importante de publicações, é fundamental falar da necessidade de manejo de estímulos antecedentes às respostas da criança com TEA no ambiente escolar. No post anterior, explicitei alguns aspectos relevantes no manejo de consequências para os comportamentos da criança como forma de garantir mais efetivamente o processo de generalização das aprendizagens conquistadas no ambiente individualizado da terapia. O sucesso desse processo de generalização também depende de um ambiente altamente motivador e cabe ao tutor da criança (quando ela o tem) e à equipe da escola garantirem isso.


Uma das principais estratégias utilizadas já foi tratada em uma das primeiras publicações desta página: o quadro de rotina visual. Todas as escolas e todas as turmas dentro do ambiente escolar possuem uma forma bem peculiar de apresentar a organização da rotina para o grupo de crianças. Algumas professoras desenham e escrevem a rotina diária no quadro, outras apresentam em cartazes ou montada em quadros de EVA, etc. Entretanto, para parte significativa das crianças que atendo, esse formato chama pouco ou quase nada sua atenção. Cabe, então, ao tutor ou professor/equipe escolar programar uma condição mais facilitadora para a criança compreender e acompanhar a rotina do grupo com mais sucesso e mais tranquilidade. O quadro de rotina visual e individualizado para a criança é uma ótima alternativa. Ele pode ser confeccionado com a rotina geral e/ou até mesmo com mini rotinas de cada momento das atividades comuns da turma.Também pode ser confeccionado com fotos da criança nas atividades ou com imagens retiradas da internet. O critério de escolha é que o material precisa ser efetivo no ensino, apropriação e execução da rotina pela criança. Uma mãe de uma das crianças que atendo pelo país fez uma versão móvel do quadro de rotina geral. A base móvel pode ser utilizada na escola, com fotos e imagens específicas da criança naquele contexto.


Um item preto com fita verde está pendurado na parede.
Um quadro negro com imagens e as palavras terça feira nele
Uma pasta preta com alça está pendurada na parede


Outro recurso igualmente importante são os combinados visuais e dicas visuais para comportamentos específicos. Tanto os combinados quanto as dicas podem ser organizados em formato de chaveirinho de imagens. O tutor ou professor mostra o combinado PRIMEIRO ________ / DEPOIS ___________, como forma de relembrar a criança que ela precisa cumprir uma determinada demanda para, em seguida, ter acesso a algum item e/ou atividade de interesse (reforçador). As dicas visuais podem ser utilizadas como regras que o tutor ou professor geralmente colocaria de forma verbal. Quando a criança lê ou vê a imagem da dica (palavra ou frase que explicita uma regra de conduta), essa informação pode se tornar um estímulos discriminativo para o comportamento adequado no momento. Por exemplo, em vez do tutor ou professor dizer repetidamente para a criança prestar atenção na atividade, ele pode apresentar a dica visual (imagem ou frase curta e direta). Esse tipo de dica permanece mais tempo no ambiente da criança, facilitando a emissão do comportamento mais adequado.


Uma mesa com um monte de cartas, incluindo uma que diz silêncio

A utilização de imagens de personagens e temas de interesse nas atividades pedagógicas também é uma estratégia com efeitos para o melhor desempenho da criança nas mesmas. O professor pode incluir como parte da tarefa (e todos os alunos da turma receberem o mesmo material) ou pode utilizar carimbos, adesivos e imagens da internet impressas especialmente para a criança com TEA. O tutor pode complementar a situação, comentando que a criança fará a atividade junto com o personagem de interesse ou que, ao fazer a atividade o personagem ficará feliz, etc.


As dicas visuais são fortes aliadas na garantia de melhor concentração e, consequentemente, melhor aproveitamento da criança nas atividades de rotina da escola.


Nos próximos posts continuarei falando sobre esse tema. Por mais publicações que possam ter sobre ele, é algo que nunca se esgota. Sempre temos algo com que contribuir no ambiente escolar. Até lá.

28 de fevereiro de 2025
O Movimenta+ não é apenas um programa de atividades; é uma iniciativa transformadora que promove o desenvolvimento integral de pessoas neurodivergentes. Com aulas personalizadas em ambientes cuidadosamente planejados, buscamos atender às necessidades únicas de cada participante. Seja no conforto do lar ou em um de nossos centros parceiros – como UDO Tênis, Raia Azul, e Mindu – o Movimenta+ está aqui para impactar positivamente vidas e construir um futuro inclusivo. Por que o Movimenta+ é perfeito para pessoas neurodivergentes? Cada pessoa possui suas particularidades, e no Movimenta+ respeitamos essa dividualidade. Nosso programa oferece atendimento personalizado que permite a exploração e o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor. Com a orientação de profissionais especializados, cada aula é uma oportunidade de aprendizado, diversão e evolução, promovendo o bem-estar integral dos participantes. Onde acontecem as aulas? Para garantir acessibilidade e conforto, oferecemos flexibilidade no formato das aulas: Aulas em casa: para quem prefere a conveniência e segurança do lar. Centros esportivos parceiros: estruturas completas e preparadas para potencializar o aprendizado: Udo Tênis: foco na coordenação motora e no desenvolvimento de habilidades específicas por meio do tênis. Raia Azul: aulas de natação que promovem o desenvolvimento em um ambiente tranquilo e motivador. Mindu: atividades diversificadas que estimulam o engajamento e a socialização. Benefícios do Movimenta+ ✔️ Atendimento individualizado: metodologias adaptadas às necessidades de cada participante. ✔️ Desenvolvimento integral: estímulos que abrangem as áreas motoras, sociais e cognitivas. ✔️ Ambiente seguro e inclusivo: atividades projetadas para oferecer conforto e acolhimento. ✔️ Equipe especializada: profissionais capacitados no atendimento a pessoas neurodivergentes. Nosso compromisso é proporcionar experiências enriquecedoras que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos participantes. Faça parte do Movimenta+! Indique o Movimenta+ para amigos, familiares e conhecidos que também possam se beneficiar desse programa inclusivo e transformador. O Movimenta+ está pronto para apoiar pessoas neurodivergentes em sua jornada de crescimento e aprendizado. Junte-se a nós e descubra o impacto que atividades personalizadas podem trazer! Inscreva-se agora mesmo clicando no link abaixo! https://bit.ly/CentroABAForadaMesinha
Duas mãos de crianças pintadas em cores diferentes com rostos sorridentes nelas
Por Mary 12 de novembro de 2020
Provavelmente, se você chegou até aqui, já deve ter visto todo o delineamento, feito por nós sobre alguns pontos importantes do desenvolvimento da criança. Do olhar atento ao crescimento dos pequenos, com auxílio dos Marcos do Desenvolvimento, até as atitudes cruciais pós observação de alguns sinais de atraso, como a necessidade de acompanhamento médico, bem como um diagnóstico e intervenção precoce. Em muitos dos nossos posts, falamos sobre o Transtorno do Espectro Autista, que hoje é o nosso tema.  Leia mais O post O que é TEA? E quais são suas principais características? apareceu primeiro em Blog.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando um com o outro.
Por Mary 28 de outubro de 2020
Neste mês em que celebramos o Dia das Crianças, queremos conversar sobre a importância da sua educação que vai além da escola e do ensino formal. Leia mais O post Programa de Acolhimento aos pais e responsáveis | Nosso compromisso na educação da criança apareceu primeiro em Blog.
Uma pessoa está escrevendo em uma prancheta ao lado de uma criança
Por Mary 30 de setembro de 2020
Você provavelmente já deve ter lido, principalmente sobre algumas condições, que o diagnóstico precoce é muito importante para que o delineamento e início do tratamento seja feito o mais breve possível. Desta forma, isso também acontece com outras condições, como é o caso dos Transtornos do Desenvolvimento.  Leia mais O post Importância do Diagnóstico Precoce em casos de Transtorno do Desenvolvimento apareceu primeiro em Blog.
Um homem e uma criança estão brincando com blocos de madeira no chão.
Por Mary 16 de setembro de 2020
O nascimento do bebê pode representar uma nova fase na vida das mães e dos pais. Como já falamos aqui, a espera pela “criança ideal” pode se tornar um momento de muitas expectativas, principalmente sobre as características dessa criança, seus interesses, preferências, desenvolvimento, entre outros.  Leia mais O post Como observar e o que fazer ao identificar Atrasos no Desenvolvimento da Criança apareceu primeiro em Blog.
Um menino está sentado ao lado de um ursinho de pelúcia no chão.
Por Mary 2 de setembro de 2020
Como já citamos aqui em nosso blog, acompanhar os Marcos do Desenvolvimento, bem como o acompanhamento médico durante a primeira infância, nos permite monitorar o crescimento de nossos pequenos. Assim, quando alguma área específica apresenta algum déficit ou certo tipo de atraso, um sinal de alerta se acende.  Leia mais O post Meu filho tem autismo, e agora? Qual a melhor intervenção? apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um ursinho de pelúcia e conversando com uma criança.
Por Mary 26 de agosto de 2020
Ter um filho ou uma filha pode fazer parte da lista de desejos de muitos casais, e quando confirmado, sua espera vira um momento de muitas expectativas. Quando falamos em expectativas, falamos de ansiedade, da espera por algo que não se sabe como será, e essas vêm junto de diversas idealizações. Leia mais O post O Impacto de um Diagnóstico de transtornos de desenvolvimento infantil na família apareceu primeiro em Blog.
Uma mulher está segurando um bebê nos braços enquanto está sentada à mesa.
Por Mary 4 de agosto de 2020
Os médicos fazem parte da nossa história desde que estamos na barriga da nossa mãe, e a partir de então o acompanhamento periódico se faz necessário em diversos momentos de nossa vida.  Leia mais O post A importância dos médicos e a hora de procurá-los apareceu primeiro em Blog.
O logotipo da aba está em um fundo azul.
Por admin 27 de julho de 2020
Entenda quais os marcos do desenvolvimento infantil na primeira infância, de 2 meses a 3 anos de idade da criança.   Leia mais O post O que são Marcos do Desenvolvimento Infantil e quais são eles? apareceu primeiro em Blog.
Uma parede de tijolos com a palavra pare pintada nela
Por Mary 28 de fevereiro de 2018
Temos presenciado uma situação muito delicada desde o início do ano pela qual algumas famílias que nos procuram para atendimento têm passado: a impossibilidade de acessar os nossos atendimentos, em função de parcerias feitas entre alguns profissionais/equipes com planos e convênios de saúde. Essas parcerias são resultados do aumento significativo de processos judiciais (liminares) ganhos pelas famílias e para os quais os planos/convênios precisam responder e cumprir. Entendo que, possivelmente, a intenção dessas parcerias (ao menos por parte dos profissionais – mas, intencionar também é comportamento e está sob controle de contingências específicas) é a mais nobre. Entretanto, uma análise mais detalhada e sob controle de efeitos em médio e longo prazo pode revelar resultados deletérios para as famílias e, inclusive, para os próprios profissionais/ categoria dos analistas do comportamento que trabalham no contexto de atendimento a transtornos do desenvolvimento: Leia mais O post Terapia ABA e planos de saúde: parcerias que enfraquecem a autonomia da intervenção apareceu primeiro em Blog.
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