Programa de desenvolvimento de habilidades sociais para crianças, jovens e adultos com TEA.
Duração: 6 meses.
Estrutura: grupos com até 5 participantes.
Público-alvo: participantes com idade entre 03 e 30 anos.
Quantidade e duração de encontros mensais: 4 encontros mensais com duração de 2 horas.
Organização dos grupos: de acordo com faixa etária e repertórios de comportamentos iniciais de cada participante.
Investimento: R$ 600,00/mês.
O programa será dividido em três módulos e os grupos organizados nos módulos de acordo com avaliação inicial de cada participante:
Módulo 1 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais básicas;
Módulo 2 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais intermediárias;
Módulo 3 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais avançadas.
O processo de avaliação comportamental inicial realizado por nossa equipe é composto das seguintes etapas:
- Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis – investigação da história de vida da criança, bem como principais necessidades, dificuldades e demandas observadas no dia a dia;
- Avaliação da criança no setting clínico – avaliação estruturada com suporte de protocolos cientificamente padronizados;
- Avaliação da criança em contextos significativos de sua rotina – avaliação estruturada nos principais ambientes de convívio da criança (escola, casa, atividades extra curriculares, etc.);
- Devolutiva final com pais e/ou responsáveis – apresentação dos resultados do processo avaliativo e da proposta de intervenção comportamental individualizada para a criança.
É importante que as habilidades aprendidas no setting terapêutico sejam transferidas para situações e contextos de vida natural. Pensando nisso, a intervenção comportamental individualizada programada por nossa equipe acontece na casa da criança, garantindo:
- Quantidade de horas necessárias de estimulação, de acordo com avaliação comportamental inicial;
- Contextos naturais de ensino, nos quais a criança terá a possibilidade de fortalecer as habilidades aprendidas;
- Modelos de atuação e manejo de comportamentos para pais e/ou responsáveis em contextos naturais.
O desenvolvimento pleno das potencialidades da criança depende de uma rede de convívio e apoio especialmente treinada. Por isso, oferecemos a capacitação necessária para pais, familiares e outras pessoas dessa rede:
- Orientações para manejo de comportamentos da criança considerados difíceis no dia a dia;
- Modelos de atuação para facilitar o fortalecimento de habilidades socialmente significativas.
A escola é, geralmente, a “segunda casa” de qualquer criança e, por essa razão, a intervenção comportamental também precisa ocorrer nesse contexto. Para isso, oferecemos:
- Observação sistemática da criança no contexto escolar;
- Orientação da equipe escolar para manejo de comportamentos considerados difíceis;
- Orientação para facilitação do fortalecimento das habilidades aprendidas no contexto da intervenção individualizada domiciliar;
- Treino de profissionais para atendimento individualizado na escola (acompanhante terapêutico ou tutor escolar).
Sabemos da importância e, ao mesmo tempo escassez, de profissionais especializados na intervenção fundamentada em ABA. Para atender famílias de cidades e regiões distantes de Campinas/SP, oferecemos a modalidade de consultorias à distância para as famílias. A proposta central desse tipo de atendimento é garantir a etapa de avaliação dividida em dois momentos (análise de material enviado pela família e equipe de profissionais que atendem a criança), avaliação presencial no consultório da nossa sede em Campinas e, posteriormente, acompanhamento do trabalho à distância e periodicamente. Garantimos todo o treinamento da equipe (profissionais, escola e família) para que todos atuem na intervenção individualizada e programada para a criança.
Nesse tipo de atendimento oferecemos horas de supervisão presencial ou à distância para profissionais que já atuam no campo e de acordo com pressupostos da ABA. O pacote de horas de supervisão pode incluir somente as orientações na condução de casos atendidos pelo profissional ou, além das orientações, também os programas a serem aplicados na terapia e produzidos pela nossa equipe. Os programas levam sempre a marca no grupo ABA fora da mesinha. A periodicidade das supervisões e definição do pacote de horas é planejada de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada profissional.