Meu Lugar no Mundo

Programa de desenvolvimento de habilidades sociais para crianças, jovens e adultos com TEA.

Duração: 6 meses.

Estrutura: grupos com até 5 participantes.

Público-alvo: participantes com idade entre 03 e 30 anos.

Quantidade e duração de encontros mensais: 4 encontros mensais com duração de 2 horas.

Organização dos grupos: de acordo com faixa etária e repertórios de comportamentos iniciais de cada participante.

Investimento: R$ 600,00/mês.

 

O programa será dividido em três módulos e os grupos organizados nos módulos de acordo com avaliação inicial de cada participante:

Módulo 1 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais básicas;

Módulo 2 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais intermediárias;

Módulo 3 – Fortalecimento de repertórios relacionados a habilidades sociais avançadas.

Avaliação Comportamental Inicial

O processo de avaliação comportamental inicial realizado por nossa equipe é composto das seguintes etapas:

  1. Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis – investigação da história de vida da criança, bem como principais necessidades, dificuldades e demandas observadas no dia a dia;
  2. Avaliação da criança no setting clínico – avaliação estruturada com suporte de protocolos cientificamente padronizados;
  3. Avaliação da criança em contextos significativos de sua rotina – avaliação estruturada nos principais ambientes de convívio da criança (escola, casa, atividades extra curriculares, etc.);
  4. Devolutiva final com pais e/ou responsáveis – apresentação dos resultados do processo avaliativo e da proposta de intervenção comportamental individualizada para a criança.

Intervenção comportamental individualizada domiciliar

É importante que as habilidades aprendidas no setting terapêutico sejam transferidas para situações e contextos de vida natural. Pensando nisso, a intervenção comportamental individualizada programada por nossa equipe acontece na casa da criança, garantindo:

  1. Quantidade de horas necessárias de estimulação, de acordo com avaliação comportamental inicial;
  2. Contextos naturais de ensino, nos quais a criança terá a possibilidade de fortalecer as habilidades aprendidas;
  3. Modelos de atuação e manejo de comportamentos para pais e/ou responsáveis em contextos naturais.

Orientação para pais e/ou responsáveis

O desenvolvimento pleno das potencialidades da criança depende de uma rede de convívio e apoio especialmente treinada. Por isso, oferecemos a capacitação necessária para pais, familiares e outras pessoas dessa rede:

  1. Orientações para manejo de comportamentos da criança considerados difíceis no dia a dia;
  2. Modelos de atuação para facilitar o fortalecimento de habilidades socialmente significativas.

Parceria com escolas no processo de inclusão escolar

A escola é, geralmente, a “segunda casa” de qualquer criança e, por essa razão, a intervenção comportamental também precisa ocorrer nesse contexto. Para isso, oferecemos:

  1. Observação sistemática da criança no contexto escolar;
  2. Orientação da equipe escolar para manejo de comportamentos considerados difíceis;
  3. Orientação para facilitação do fortalecimento das habilidades aprendidas no contexto da intervenção individualizada domiciliar;
  4. Treino de profissionais para atendimento individualizado na escola (acompanhante terapêutico ou tutor escolar).

Consultorias à distância (para cidades com distância maior que 1 hora de deslocamento de Campinas/SP)

Sabemos da importância e, ao mesmo tempo escassez, de profissionais especializados na intervenção fundamentada em ABA. Para atender famílias de cidades e regiões distantes de Campinas/SP, oferecemos a modalidade de consultorias à distância para as famílias. A proposta central desse tipo de atendimento é garantir a etapa de avaliação dividida em dois momentos (análise de material enviado pela família e equipe de profissionais que atendem a criança), avaliação presencial no consultório da nossa sede em Campinas e, posteriormente, acompanhamento do trabalho à distância e periodicamente. Garantimos todo o treinamento da equipe (profissionais, escola e família) para que todos atuem na intervenção individualizada e programada para a criança.

Supervisões do trabalho de outros profissionais que atuam de acordo com pressupostos da ABA no atendimento a crianças com desenvolvimento atípico

Nesse tipo de atendimento oferecemos horas de supervisão presencial ou à distância para profissionais que já atuam no campo e de acordo com pressupostos da ABA. O pacote de horas de supervisão pode incluir somente as orientações na condução de casos atendidos pelo profissional ou, além das orientações, também os programas a serem aplicados na terapia e produzidos pela nossa equipe. Os programas levam sempre a marca no grupo ABA fora da mesinha. A periodicidade das supervisões e definição do pacote de horas é planejada de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada profissional.