QUEM SOMOS NÓS? VOCÊ CONHECE A ABA FORA DA MESINHA?

QUEM SOMOS NÓS? VOCÊ CONHECE A ABA FORA DA MESINHA?

Se você acompanhou nossos posts até aqui, deve estar se perguntando:

  1. O que então é a ABA Fora da Mesinha?
  2. Qual a finalidade da clínica e suas modalidades de atendimento?
  3. Por que escolher a ABA Fora da Mesinha?

Quando falamos em atrasos do desenvolvimento, passando por todas as fases de monitoramento dos Marcos, acompanhamento médico, diagnóstico e por fim a escolha de uma intervenção ABA, chegamos até a nossa clínica –  ABA Fora da Mesinha.

Somos uma clínica especializada na intervenção em transtornos do desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nossa equipe é composta por diversos profissionais formados e capacitados especialmente para a condução de uma intervenção fundamentada em Análise do Comportamento Aplicada e também para acolhimento e amparo a todas as famílias e outras redes de apoio

Como já citamos aqui, as intervenções são suporte essencial para o desenvolvimento das habilidades do indivíduo. Muitos dos estímulos trabalhados com a criança durante o trabalho profissional podem permitir uma maior facilidade para lidar com diversos ambientes e situações cotidianas. Desta forma, oferecemos um trabalho minucioso de intervenção totalmente personalizado visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos que chegam até nós. 

Ao chegar à clínica, cada família é encaminhada para uma conversa inicial que possibilita um maior entendimento de quais são as necessidades e expectativas de cada família e a partir disso delinear os próximos passos que serão percorridos junto de nós. Esse processo se dá, da seguinte forma:

Avaliação Comportamental Inicial

O processo de avaliação comportamental inicial realizado por nossa equipe é composto das seguintes etapas:

  1. Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis – investigação da história de vida da criança, bem como principais necessidades, dificuldades e demandas observadas no dia a dia;
  2. Avaliação da criança em contexto clínico – avaliação estruturada com suporte de protocolos cientificamente padronizados;
  3. Avaliação da criança em contextos significativos de sua rotina – avaliação estruturada nos principais ambientes de convívio da criança (escola, casa, atividades extra curriculares, etc.);
  4. Devolutiva final com pais e/ou responsáveis – apresentação dos resultados do processo avaliativo e da proposta de intervenção comportamental individualizada para a criança.

Após os primeiros encontros, é montada uma proposta de intervenção baseada nos dados obtidos nessa avaliação inicial. Tendo cada criança uma proposta individualizada, com um tempo mínimo semanal de intervenção e levando em conta quais habilidades serão estimuladas durante nosso atendimento, este podendo ocorrer de diversas formas e em diferentes âmbitos, como:

Intervenção comportamental individualizada domiciliar

É importante que as habilidades aprendidas no ambiente terapêutico sejam transferidas para situações e contextos de vida natural. Pensando nisso, a intervenção comportamental individualizada programada por nossa equipe acontece na casa da criança, garantindo:

  1. Quantidade de horas necessárias de estimulação, de acordo com avaliação comportamental inicial;
  2. Contextos naturais de ensino, nos quais a criança terá a possibilidade de fortalecer as habilidades aprendidas;
  3. Modelos de atuação e manejo de comportamentos para pais e/ou responsáveis em contextos naturais.

A intervenção domiciliar é feita por meio das nossas aplicadoras (ATs – Acompanhantes Terapêuticas) que vão até a casa da criança, fazem a sessão com base no que foi previamente definido para a aquisição ou manejo das habilidades necessárias, visando melhorar o dia a dia das nossas crianças e adolescentes.

Paralelamente, temos nossa equipe de coordenação e supervisão que além de dar todo o suporte às aplicadoras, também dão todo o suporte para os pais em encontros que acontecem semanalmente.

Orientação para pais e/ou responsáveis

O desenvolvimento pleno das potencialidades da criança depende de uma rede de convívio e apoio especialmente capacitada. Por isso, oferecemos a capacitação necessária para pais, familiares e outras pessoas dessa rede:

  1. Orientações para manejo de comportamentos da criança considerados difíceis no dia a dia;
  2. Modelos de atuação para facilitar o fortalecimento de habilidades socialmente significativas.

Assim como já citado, durante uma intervenção individualizada é muito importante que toda rede de apoio, equipe multiprofissional (psicólogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos) – a depender da necessidade de cada criança, e responsáveis estejam sempre alinhados com as recomendações umas das outras, para que o desenvolvimento de cada âmbito seja trabalhado também além do contexto clínico. Desta forma, a ABA Fora da Mesinha também trabalha em conjunto com as escolas.

Parceria com escolas no processo de inclusão escolar

A escola é, geralmente, a “segunda casa” de qualquer criança e, por essa razão, a intervenção comportamental também precisa ocorrer nesse contexto. Para isso, oferecemos:

  1. Observação sistemática da criança no contexto escolar;
  2. Orientação da equipe escolar para manejo de comportamentos considerados difíceis;
  3. Orientação para facilitação do fortalecimento das habilidades aprendidas no contexto da intervenção individualizada domiciliar;
  4. Treino de profissionais para atendimento individualizado na escola (acompanhante terapêutico ou tutor escolar).

Como a intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada é estruturada e precisa, é muito importante que os profissionais que trabalham com essa modalidade tenham uma formação específica e/ou uma equipe de coordenação e supervisão altamente qualificados para esse tipo de atendimento. Dessa forma, também disponibilizamos um formato de atendimento a essa demanda em outras localidades.

Consultorias à distância

Sabemos da importância e, ao mesmo tempo, da escassez de profissionais especializados na intervenção fundamentada em ABA. Para atender famílias de outras localidades, oferecemos a modalidade de consultorias à distância para as famílias. A proposta central desse tipo de atendimento é garantir a etapa de avaliação dividida em dois momentos (análise de material enviado pela família e equipe de profissionais que atendem a criança), avaliação presencial no consultório da nossa sede em Campinas e, posteriormente, acompanhamento do trabalho à distância e periodicamente. Garantimos todo a capacitação da equipe (profissionais, escola e família) para que todos atuem na intervenção individualizada e programada para a criança.

Importância da equipe multidisciplinar, o trabalho da Terapia Ocupacional associado ao nosso.

A Terapia Ocupacional é uma profissão que tem como finalidade facilitar a realização das atividades cotidianas das pessoas que têm ou estão com risco de desenvolver condições físicas, mentais, cognitivas, sensoriais e/ou sociais que restrinjam sua participação e desempenho nos mais diferentes ambientes em que elas convivem. 

Especificamente, o serviço de Terapia Ocupacional oferecido pela ABA Fora da Mesinha acompanha crianças, adolescentes e jovens e suas famílias a partir do referencial da Integração Sensorial de Ayres® para aqueles que apresentam alterações do processamento sensorial, além de intervenção focada na reabilitação como um todo. 

A intervenção é realizada a partir de um processo de avaliação especializada composta pelas seguintes etapas:

  1. Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis para coleta de dados sobre o histórico do desenvolvimento da criança e o histórico familiar, queixas e demandas da família e avaliação de possíveis alterações de processamento sensorial com impacto no desenvolvimento global. 
  2. Avaliação da criança em espaço clínico de duas a três sessões de observação. 
  3. Visita à escola para observação da criança e entrevista com professores/cuidadores.
  4. Devolutiva final com pais e/ou responsáveis para apresentar os resultados desse processo e a proposta de intervenção terapêutica ocupacional. 

Nesse processo são utilizados questionários sensoriais e outros protocolos padronizados. 

Em seguida, metas de tratamento são estabelecidas em conjunto com os pais e/ou responsáveis, com reavaliação a cada seis meses. O acompanhamento é realizado através de sessões semanais (1 a 3 vezes), com uma hora de duração cada. 

Sempre que necessário, são realizadas visitas ao ambiente escolar e /ou reunião com a equipe da escola e atendimentos domiciliares pontuais. 

Orientações aos pais e/ou responsáveis também são feitas pontualmente ao final de cada sessão ou em atendimentos agendados, quando necessário ou nos períodos de reavaliação. 

Todos os serviços que oferecemos são exclusivamente pensados para cada indivíduo e suas redes de apoio, sempre visando a qualidade de vida e também a promoção de ambientes inclusivos. Nossos profissionais estão em constante treinamento para melhor atendê-los, viabilizando a melhor intervenção possível dentro dos moldes da Análise do Comportamento Aplicada.

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