Programa de Acolhimento aos pais e responsáveis  | Nosso compromisso na educação da criança

Programa de Acolhimento aos pais e responsáveis | Nosso compromisso na educação da criança

Neste mês em que celebramos o Dia das Crianças, queremos conversar sobre a importância da sua educação que vai além da escola e do ensino formal.

Queremos falar da educação como parte do projeto de vida que refletirá no desenvolvimento global, incluindo aspectos motores, sensoriais, perceptivos, sociais e emocionais.  E, para isso, a parceria com a família é fundamental!

Em tempos tão atípicos como esse que estamos vivendo em 2020, as famílias se depararam com uma rotina para a qual não puderam se preparar e o impacto da sobrecarga de conciliar cuidados com a casa, com o trabalho, com as tarefas escolares, com as terapias veio como uma avalanche. Aos poucos, cada núcleo familiar foi se reorganizando, com a necessidade de rever prioridades e formas de lidar com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Passamos a repensar a qualidade das nossas relações familiares, o tempo dedicado para atividades com os filhos e demais pessoas que moram conosco, a forma como nos alimentamos, dormimos e descansamos, como investimos (ou não) em nosso tempo de lazer, como está nossa vida no trabalho e tantas outras questões.

No caso das crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento especializado, seja escolar ou terapêutico, os pais e cuidadores têm também essa condição em suas rotinas.

Sabemos o quanto essas demandas se sobrepõem e são necessárias, cada uma com sua importância e com responsabilidades compartilhadas entre família e escola/terapeutas/trabalho, entre outras redes de apoio que compõem nosso cotidiano.

Voltando ao começo dessa conversa, devemos sempre lembrar do provérbio Africano que “para Educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”.

Pensando nisso, surgiu a necessidade em nossa equipe de criarmos o “Grupo de Pais e Cuidadores” com o objetivo de estarmos juntos para trocar nossas experiências, acolher nossas demandas e caminhar nessa missão tão especial que é criar nossos filhos, sempre dando nosso melhor. Nosso objetivo com o grupo é cuidar de quem cuida.

O “Grupo de Pais e cuidadores” foi dividido em três encontros para abordar temas fundamentais para este acolhimento: “Rotina em tempos de pandemia”, “Como estimular a motricidade fina em casa” e “Integração Sensorial no desenvolvimento infantil”.

Com a participação e mentoria de Jamile e Vivian, o primeiro encontro, realizado no dia 24 de outubro já trouxe bons resultados e muita troca de experiências.  “Percebemos que a nossa caminhada é muito parecida, queremos o melhor para nossos pequenos, muitas vezes nos sentimos sobrecarregadas e sempre nos culpamos por não ter feito algo mais.  Mas o mais importante, estamos aqui por eles”, afirma Vivian.

Os encontros são exclusivos aos pais de nossas crianças e adolescentes atendidos pela clínica e estão sob a coordenação de Jamile Cristina Albiero Silva CREFITO 3/5587-TO e Vivian Braga Nascimento CRP 06/111380. Contem conosco para atravessar este momento tão desafiador!

Sem Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.