A importância dos médicos e a hora de procurá-los

A importância dos médicos e a hora de procurá-los

Os médicos fazem parte da nossa história desde que estamos na barriga da nossa mãe, e a partir de então o acompanhamento periódico se faz necessário em diversos momentos de nossa vida. 

De fato, os primeiros médicos com quem temos contato, são os pediatras. “A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.” O recomendado por alguns médicos, é que as consultas para crianças até um ano de idade sejam mensais,  a partir do segundo ano de vida, trimestrais e, dos 2 ao 6 anos, semestrais.

Lembra quando conversamos aqui sobre Marcos do Desenvolvimento, clique aqui e confira em nosso blog?

Então, dos nossos primeiros meses até anos de vida, esse acompanhamento é importante para que o médico não só assista a saúde e o desenvolvimento da criança, mas também esteja atento a qualquer outra queixa e observação trazida pelos pais acerca do crescimento de seu filho. Esse acompanhamento médico, visa proteger e até mesmo detectar precocemente alterações que podem ou não ser sujeitas de modificação, como problemas de saúde ou possíveis atrasos no desenvolvimento. 

Enquanto assistidos por um médico, em qualquer alteração, seja ela na saúde ou desenvolvimento da criança, o profissional, diante das dificuldades observadas, será peça fundamental que norteará os próximos passos, tanto da descoberta, quanto em outras características a serem exploradas. Usualmente, o médico responsável, observando e avaliando, poderá encaminhar a criança ou adolescente para outras especialidades. 

Na prática, não são todas as pessoas que conseguem ter essa assiduidade nas consultas médicas por diversos fatores, portanto contamos com a ajuda e atenção de diversas redes de apoio na observação de nossos pequenos, como é o exemplo das escolas.

Então, quando devo procurar um médico? 

Caso a visita aos médicos não seja uma prática usual, a observação é a chave essencial como ponto de partida. Quando falamos de Marcos do Desenvolvimento, citamos momentos importantes no desenvolvimento infantil que devem ser atingidos em cada etapa da vida de uma criança, porém outros fatores ajudam a nortear essa observação. Como já citado, as escolas têm papel fundamental, pois nelas além do processo educacional, é o âmbito em que a criança, passa a maior parte do seu tempo, deve se envolver, interagir e aprender. Sendo assim um ambiente rico em detalhes observáveis. 

Tanto em casa, quanto na escola, há diversas possibilidades de observação acerca das facilidades ou dificuldades da criança. Em se tratando das dificuldades, essa é a hora de procurar um médico, visando todos os benefícios já apontados sobre como conduzir um possível encaminhamento ou diagnóstico e até mesmo avaliar os padrões observados dessa criança. 

E ai, você está com as consultas em dia?

Sem Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.